Autor: Lusa/AO Online
André Gomes regressa aos eleitos do selecionador Fernando Santos, depois de ter representado pela última vez a seleção nacional, líder isolada do Grupo 3, em 26 de março de 2018, no jogo particular com a Holanda, que a equipa das ‘quinas’ perdeu por 3-0, em Genebra (Suíça).
Raphael Guerreiro, André Gomes e João Mário disputaram o último jogo internacional mais recentemente, em 30 de junho, na despedida lusa do Mundial2018, frente ao Uruguai, em jogo dos oitavos de final, que a seleção sul-americana venceu por 2-1.
O avançado Rafa Silva também foi convocado por Fernando Santos, depois de ter sido chamado para substituir Gonçalo Guedes – que integra igualmente a lista hoje divulgada – para os dois jogos anteriores, com a Polónia (vitória por 3-2) e o particular na Escócia (triunfo por 3-1).
Para os dois últimos jogos de Portugal em 2018 – ainda sem o capitão Cristiano Ronaldo, que só regressará à seleção em 2019 -, registaram-se as saídas do defesa Kevin Rodrigues e Pedro Mendes, dos médios Gedson Fernandes e Sérgio Oliveira e do avançado Hélder Costa, em relação à última convocatória.
Portugal defronta a Itália em 17 de novembro, bastando-lhe um empate para se qualificar para a ‘final four’ – que deverá organizar, em junho de 2019 -, mas mesmo uma derrota em Milão poderá ser retificada três dias mais tarde, em 20, quando receber a lanterna-vermelha Polónia, em Guimarães.
Lista de 25 jogadores convocados:
- Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), Cláudio Ramos (Tondela) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).
- Defesas: Cédric Soares (Southampton, Ing), João Cancelo (Juventus, Ita), José Fonte (Lille, Fra), Luís Neto (Zenit, Rus), Pepe (Besiktas, Tur), Rúben Dias (Benfica), Mário Rui (Nápoles, Ita) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale).
- Médios: André Gomes (Everton, Ing), Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Mário (Inter Milão, Ita), Pizzi (Benfica), Renato Sanches (Bayern Munique, Ale), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing) e William Carvalho (Betis, Esp).
- Avançados: Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruma (RB Leipzig, Ale), Gonçalo Guedes (Valência, Esp), Rafa Silva (Benfica), André Silva (Sevilha, Esp) e Éder (Lokomotiv Moscovo, Rus).