Açoriano Oriental
Jorge Rita reeleito presidente da Federação Agrícola dos Açores

O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, foi reeleito por unanimidade, tendo o dirigente sublinhado a coesão do movimento associativo e a confiança na direção relativamente aos desafios futuros do setor.

Jorge Rita reeleito presidente da Federação Agrícola dos Açores

Autor: Lusa

Em nota de imprensa, a Federação Agrícola dos Açores adianta que a assembleia-geral ordinária decorreu em 08 de março, na sede da sua associada a Associação Agrícola de São Miguel, tendo a lista que mantém a composição da atual direção obtido "o voto unânime na reeleição de Jorge Rita" para o biénio 2024-2026.

Nesta assembleia foram "aprovadas por unanimidade" as contas do exercício de 2023 da Federação Agrícola.

Para Jorge Rita, citado na nota de imprensa, esta reeleição "é bem demonstrativa da coesão do movimento associativo e da confiança que as associadas têm nesta direção relativamente aos desafios que se avizinham".

A direção mantém o compromisso de realçar a importância do setor como "atividade central para o desenvolvimento social e económico".

Nesse sentido, garante que "vai continuar a reivindicar por melhores políticas e condições" junto dos Governos dos Açores e da República, assim como das instâncias europeias, para que "os diversos setores da produção possam ser uma opção" para manutenção das populações nos espaços rurais, "mas sobretudo serem atrativas para entrada de jovens agricultores" para o rejuvenescimento do tecido produtivo.

A direção da Federação Agrícola dos Açores compromete-se ainda, no âmbito da sua representação nos vários organismos interprofissionais, nomeadamente na Confederação dos Agricultores de Portugal, no Centro Açoriano de Leite e Lacticínios ou no Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores, a prosseguir com a meta "de encontrar um método que formule um preço mais justo à produção".

"No âmbito do Conselho Económico e Social e dos vários grupos de trabalho colocar a agricultura e os agricultores no centro das estratégias para o progresso dos Açores", segundo é referido na nota.

Além da eleição de Jorge Rita, que preside também à Associação Agrícola da Ilha de São Miguel, na presidência da Mesa da Assembleia-Geral mantém-se a Associação de Agricultores da Ilha Graciosa, enquanto o Conselho Fiscal passa a ser presidido pela Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados