Açoriano Oriental
Jogos didácticos
Jogos didácticos proporcionam divertimento e aprendizagem
Com o Natal “ à porta”, é altura de começar a pensar nas prendas que vai oferecer. E para evitar a compra de brinquedos violentos ou inúteis saiba que existem vários jogos - quer sejam de tabuleiro ou para jogar no computador - que para além de garantirem o divertimento de crianças, jovens e adultos, conseguem ser, ao mesmo tempo, didácticos.

Autor: João Cordeiro
Os clássicos jogos de tabuleiro, como o Monopólio, o Scrable, ou o Pictionary, continuam a constituir as principais escolhas dos micaelenses dentro deste tipo de jogos, aos quais se junta o jogo Party & Company, mais recentemente criado, talvez pela sua grande versatilidade e variedade de provas.
Produzido em trinta e sete línguas e criado nos Estados Unidos da América, em 1934, o Monopólio é um dos jogos de tabuleiro mais vendidos em todo o mundo. O objectivo deste jogo - para maiores de 8 anos - é ficar “rico” através da compra e venda propriedades, hotéis e empresas, evitando a falência.
Enquanto que o Monopólio permite desenvolver capacidades de gestão, negociação e decisão, o Pictionary, por sua vez, de uma forma mais informal, permite o desenvolvimento de capacidades de expressão artística e capacidades motoras, uma vez que o objectivo do jogo é desenhar palavras, num determinado limite de tempo, para que os parceiros de equipa consigam adivinhar. Criado em 1985, o Pictionary destina-se a maiores de 8 anos, e pode ser jogado no mínimo por três jogadores e no máximo vinte.
Cada vez mais procurado, o Party & Company, para jovens a partir dos 14 anos, é na prática a fusão de cinco jogos, uma vez que integra as seguintes provas: desenho, perguntas de cultura geral, mímica, ler os lábios e palavra proibida.
Mais difícil de encontrar nas lojas de Ponta Delgada foram os jogos didácticos electrónicos para computador e consolas, “perdidos” entre centenas de jogos de futebol, de tiros e de “pancada” que abundam nas prateleiras.
Mesmo assim, o jogo de perguntas de cultura geral, Buzz Quiz, consegue estar no lote dos jogos com “boa saída”, segundo um comerciante de Ponta Delgada.
Para além deste jogo de perguntas de cultura geral, o Açoriano Oriental encontrou duas edições do jogo Diversão com o Inglês: uma dedicada ao vocabulário básico e outra ao desenvolvimento de vocabulário, destinados a crianças entre os 4 e os 10 anos.
Para além de garantirem boas horas de divertimento, este tipo de jogos ajuda ao desenvolvimento pessoal e social.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados