Açoriano Oriental
Jaime Gama quer reforçar cooperação tecnológica com Cabo Verde
O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, assinou esta segunda-feira na Cidade da Praia um protocolo com o seu homólogo cabo-verdiano, Aristides Lima, para aprofundar a cooperação entre os dois parlamentos na área das novas tecnologias.

Autor: Lusa/AOonline
O protocolo foi assinado no início da visita de quatro dias que Jaime Gama efectua a Cabo Verde a convite do Presidente da Assembleia Nacional.

    Na cerimónia, Jaime Gama destacou as novas tecnologias como uma das áreas em que a cooperação entre os dois parlamentos poderá ser aprofundada.

    Neste sentido, adiantou que Portugal está a avançar para a desmaterialização dos procedimentos legislativos entre a Assembleia da República, a Presidência da República, o Tribunal Constitucional e as Assembleias Legislativas das regiões autónomas, experiências que poderá depois transmitir a Cabo Verde.

    "Vai deixar de haver transmissão de projectos com assinatura manual, tudo será electrónico" até "à parte final, que é a publicação em Diário da República", salientou.

    Jaime Gama destacou também as obras em curso na sala das sessões da Assembleia da República para permitir a incorporação de meios electrónicos.

    "Estamos a adaptar um plenário do século XIX para o século XXI", explicou.

    Os projectos em curso visam também melhorar o acesso, em termos técnicos, à comunicação social e a possibilidade de directos pelas várias televisões, além de melhorar o Canal Parlamento.

    "Gostaríamos de partilhar toda esta reforma tecnológica da actividade parlamentar com um parlamento como o de Cabo Verde", salientou Jaime Gama.

    Por seu turno, Aristides Lima afirmou que em termos de novas tecnologias, Cabo Verde espera ainda poder cooperar com Portugal na área dos arquivos.

    "Nós temos uma necessidade de actualizar os nossos arquivos para termos o som e a imagem ao longo dos anos. Também na configuração do nosso plenário, temos a necessidade de fazer novos trabalhos para adaptarmos o nosso parlamento a modernidade", explicou o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde.

    Aristides Lima frisou ainda que a cooperação entre os dois países é bastante frutífera e que Portugal tem sido um dos melhores parceiros de Cabo Verde.

    Durante a visita, Jaime Gama encontrar-se-á com o Presidente da República, Pedro Pires, e com os presidentes das forças políticas cabo-verdianas.

    O program inclui ainda uma conferência sobre o tema "Os Países de Língua Portuguesa no Mundo de hoje", na Universidade de Cabo Verde, e deslocações às ilhas de São Vicente, Santo Antão e Sal, onde manterá contactos com as autoridades locais e visitará locais emblemáticos e infra-estruturas turísticas e culturais.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados