IPMA prolonga aviso amarelo para sete ilhas dos Açores devido a chuva e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou hoje o aviso amarelo para sete ilhas dos Açores, devido à previsão de chuva pontualmente forte e trovoada.


 

Segundo o IPMA, nas ilhas do Corvo e das Flores, grupo ocidental do arquipélago, o aviso amarelo estende-se até às 18:00 locais (mais uma hora em Lisboa), estando prevista a ocorrência de precipitação pontualmente forte e trovoada.

Já no grupo central, que inclui as ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira, o aviso amarelo mantém-se em vigor até às 24:00, face à previsão de chuva pontualmente forte e trovoada.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave numa escala de quatro, prevê situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

De acordo com informação da delegação regional dos Açores do IPMA, “uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte poderá provocar ocorrência de precipitação forte e trovoada” naquelas sete ilhas.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias