Açoriano Oriental
IPMA alarga aviso amarelo às cinco ilhas do grupo central dos Açores
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu hoje o aviso amarelo às cinco ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores, devido à previsão de chuva e trovoada.
IPMA alarga aviso amarelo às cinco ilhas do grupo central dos Açores

Autor: LUSA/AOnline

Segundo o IPMA, o aviso amarelo vigora entre as 20:00 de hoje e as 12:00 de domingo (mais uma hora em Lisboa) para as ilhas do Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge, sendo de esperar “precipitação contínua que poderá ser por vezes forte e acompanhada de trovoadas”.

Já para o grupo ocidental dos Açores, as ilhas do Corvo e das Flores, o aviso amarelo, também para chuva e trovoada, foi prolongado até às 10:00 de domingo.

Segundo a delegação regional dos Açores do IPMA, o aviso amarelo deve-se a “uma depressão a oeste do arquipélago, com deslocamento para leste”.

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.

Entre essas medidas estão “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento” ou “ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas”.

“Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar” é outro dos conselhos da Proteção Civil.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados