Açoriano Oriental
Instalação do hospital modular está dependente da tutela

A instalação de um hospital modular, em Ponta Delgada, está dependente do Governo Regional dos Açores, disse a presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo. Manuela Gomes de Menezes disse também os 24 ME anunciados pelo executivo regional, "é um valor dinâmico"

Instalação do hospital modular está dependente da tutela

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Manuela Gomes de Menezes, presidente do Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo, disse esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que “dentro desta solução de uma estrutura modular que está em cima da mesa, acredito que tenhamos uma resposta positiva a muito breve trecho, o que nos vai permitir ter mais um bloco operatório a funcionar e realizar mais cirurgias, não só de urgência mas também as programadas. Está só e unicamente dependente da tutela”.

Questionada se o valor anunciado pelo executivo regional de 24 milhões de euros para a recuperação do HDES, é suficiente, Manuela Gomes de Menezes alerta que este valor é uma estimativa e “é um valor dinâmico”, explicando que desde o dia do incêndio (4 de maio) que o hospital teve a “preocupação de criar um centro de custos, para conseguimos contabilizar, não só os danos causados pelo incêndio, mas também todos os custos que decorrem da operação que necessário montar para que os nossos doentes continuam a ter os cuidados necessários”.


Na mesma conferência de imprensa, Paula Macedo, diretora clínica do HDES, fez o ponto de situação das várias valências do hospital, nomeadamente a Pediatria que na “próxima semana irá regressar às consultas presenciais no hospital. As mesmas estão a ser realizadas com o apoio da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e também em teleconsulta”. A Medicina Física e de Reabilitação já tem todos os seus serviços a funcionar no HDES.


Pode ler a reportagem na íntegra na edição de amanhã, sábado, dia 25 maio 2024, do jornal Açoriano Oriental



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados