Açoriano Oriental
INEM entrega 200 desfibrilhadores automáticos externos
Duzentos Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) são hoje entregues pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a várias corporações de bombeiros, em cerimónia presidida pelo ministro da Saúde, Paulo Macedo.
INEM entrega 200 desfibrilhadores automáticos externos

Autor: Cristina Pires

Esta entrega vai permitir que mais 100 ambulâncias do INEM localizadas em corpos de bombeiros passam a dispor de um desfibrilhador.

Esta iniciativa, que tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, torna também possível atribuir DAE a outras 100 corporações de bombeiros que constituem a rede de “postos reserva” do INEM.

"Com esta entrega de equipamentos, o INEM concretiza o objectivo assumido como indispensável para uma melhor assistência médica às vítimas de paragem cardiorrespiratória e tem como reflexo a melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos", refere o Instituto de Emergência Médica.

O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de eléctrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque eléctrico.

O DAE regista som, electrocardiograma (ECG), fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido.

Segundo dados divulgados do INEM, além de todas as viaturas do instituto estarem equipadas com desfibrilhador, em 2011 verificou-se um acréscimo de desfibrilhadores disponíveis em 131 ambulâncias de corporações de bombeiros voluntários.

A partir desta semana, mais 200 ambulâncias estarão igualmente equipadas e a sua tripulação formada, representando, no total, um acréscimo de ambulâncias com DAE ao serviço da população em todo o país, superior a 300 por cento.

O Programa DAE foi galardoado a 12 de outubro deste ano com o 1º Prémio Nacional de Boas Práticas em Saúde, atribuído pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar e pela Direcção-Geral da Saúde.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.