WRC

Hirvonen vence, Araújo terceiro na produção

Hirvonen vence, Araújo terceiro na produção

 

Lusa/AO online   Motores   14 de Fev de 2010, 16:58

O finlandês Mikko Hirvonen (Ford) venceu hoje o Rali da Suécia, primeira etapa do mundial, ao superar em 42,3 segundos o francês Sebastien Loeb (Citroen), hexacampeão do Mundo, enquanto o português Armindo Araújo foi terceiro na Produção

Na ronda inaugural do campeonato do Mundo, Hirvonen, que falhou o título na época passada por um ponto, apenas permitiu que Loeb andasse na frente nas primeiras especiais do rali sueco, tendo depois passado para a frente e não mais cedido a liderança.

À entrada para a fase decisiva do rali, Hirvonen detinha 23 segundos de avanço, que acabou por alargar, uma vez que Loeb poderá ter optado por defender os pontos do segundo lugar, em vez de arriscar nas estradas geladas da Suécia.

Depois da Federação Internacional do Automóvel (FIA) ter alterado o sistema de pontuação apenas a um dia do arranque da prova - isto após ter consultado os pilotos através de votação -, numa tentativa de premiar os vencendores das provas, Hirvonen recebe assim 25 pontos pela sua vitória, enquanto Loeb fica com os 18 do segundo posto.

Na terceira posição ficou o finlandês Jari-Matti Latvala, companheiro de Hirvonen, pelo que os seus 15 pontos, juntamente com os 25 do vencedor, permitem à Ford ficar na liderança dos construtores com 40 pontos, mais do que a Citroen, que levou o espanhol Dani Sordo ao quarto posto.

Entre os portugueses, Bernardo Sousa (Ford) foi 19.º, a 19.24,5 minutos de Hirvonen, enquanto Armindo Araújo (Mitsubishi), campeão em título da Produção, foi terceiro no seu agrupamento e 23.º na geral.

A próxima prova do Mundial é o Rali do México, previsto para se disputar entre 5 e 7 de Março.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.