Açoriano Oriental
Grupos central e ocidental dos Açores e distrito de Faro sob aviso amarelo

Os grupos Central e Ocidental dos Açores estão este sábado sob aviso amarelo, devido à previsão de vento e precipitação fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que emitiu um aviso amarelo também para Faro.

Grupos central e ocidental dos Açores e distrito de Faro sob aviso amarelo

Autor: Lusa/Ao online

As ilhas das Flores e Corvo (grupo Ocidental), nos Açores, estão, desde as 06:42 de hoje, e até às 12:00, sob aviso amarelo do IPMA devido à passagem de uma superfície frontal fria, acompanhada de vento e chuva fortes.

Para as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial (grupo Central), o IPMA emitiu o mesmo aviso, que vigora a partir das 06:42, para a previsão de vento frio e forte, e, a partir das 09:00, para o risco de precipitação e trovoada.

O aviso amarelo para o grupo central de ilhas do arquipélago dos Açores vai manter-se ativo durante todo o dia de hoje, até às 00:00.

Em Portugal continental, o distrito de Faro foi colocado sob aviso amarelo, mas apenas a partir das 09:00 de domingo, até às 14:00 de segunda-feira, neste caso para a agitação marítima, que o IPMA prevê que se intensifique.

O aviso amarelo é o terceiro em termos de gravidade numa escala de cinco sendo relativo a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda, entre outras medidas, que se mantenham limpos os sistemas de drenagem, bem como os adjacentes às residências e que não se circule sem necessidade.

Alerta ainda que, em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.