Governo madeirense cria conselho e fórum para ajudar a definir politica das comunidades

O Conselho do Governo Regional da Madeira aprovou hoje a criação do Fórum Madeira Global e do Conselho da Diáspora Madeirense, instrumentos que vão assessorar o executivo na definição da política para as comunidades espalhadas pelo mundo.


 

Esta foi uma das conclusões da reunião do Conselho do Governo madeirense, presidida por Miguel Albuquerque, na Quinta Vigia, a sede presidência do executivo insular, e que teve como porta-voz o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques.

O governo de Miguel Albuquerque considera que “os emigrantes e os seus luso-descendentes são parte integrante da população madeirense que importa valorizar através da adoção de medidas atrativas que promovam a sua participação no desenvolvimento da sua terra natal”, pelo que se propõe a fomentar uma maior participação das comunidades, promovendo o envolvimento ativo das gerações mais novas e da nova emigração qualificada.

O Fórum e o Conselho da Diáspora serão assim “espaços que visam permitir o diálogo, o debate e a participação organizada das comunidades madeirenses dispersas pelo mundo”, aponta o executivo regional em comunicado.

O Conselho do Governo também autorizou a transferência de 4,7 milhões de euros do Instituto de Segurança Social da Madeira para a Secretaria Regional das Finanças e da Administração Pública, valor que corresponde “aos restantes 50% da dotação orçamentada para financiamento das políticas ativas de emprego e valorização profissional”.

Nesta reunião, também foi deliberado apoiar com mais de 71 mil euros as câmaras do Funchal, Machico e Santa Cruz, valor afeto a investimentos na área de socorro e emergência das respetivas corporações de bombeiros municipais.

O Funchal recebe a maior fatia (57.579 euros).

O executivo decidiu igualmente aprovar uma resolução na qual recomenda ao Governo da República que adote a medida de redução do Imposto Especial de Consumo (IEC), o que contribuirá para uma maior competitividade das bebidas tradicionais madeirenses no mercado nacional.

O governo de Miguel Albuquerque atribuiu também um louvor ao velejador madeirense João Rodrigues, por ter conseguido novamente apurar-se para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA