Açoriano Oriental
Governo dos Açores reforça verbas para a Agricultura para fazer face à crise
O Governo dos Açores anunciou hoje um reforço, no próximo ano, das verbas destinadas à Agricultura, em cerca de 12 milhões de euros (ME), para fazer face à crise que o setor atravessa no arquipélago
Governo dos Açores reforça verbas para a Agricultura para fazer face à crise

Autor: LUSA/AO online

O anúncio foi feito hoje pelo secretário regional da Agricultura e Ambiente, Luís Neto Viveiros, no final de uma audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta, a propósito das propostas de Plano e Orçamento para 2016.

"O programa que está a ser desenvolvido pelo Governo dos Açores, e que visa a reestruturação do setor agrícola e, em particular, do setor leiteiro, contempla várias medidas extraordinárias de apoio aos produtores", explicou o governante, destacando o "reforço significativo" dos fundos regionais para esta área de atividade.

Segundo Luís Neto Viveiros, estes apoios destinam-se a "minimizar" os impactos resultantes do embargo russo, da retração do consumo em mercados emergentes e do fim do regime de quotas leiteiras na Europa.

Entre as medidas criadas pelo Governo para fazer face a este cenário, destaque para a linha de crédito de 30 milhões de euros, denominada Agrocrédito, destinada a reforçar a capacidade financeira das explorações, e a bonificação de juros na contração de empréstimos bancários.

A par dos investimentos no apoio aos produtores açorianos, o Governo Regional vai também investir na conclusão da rede regional de abate, reservando cerca de 15 milhões de euros para a construção e remodelação de diversos matadouros no arquipélago (Faial, Graciosa, São Miguel e Terceira).

A proposta de Plano do Governo para 2016 contempla 189 milhões de euros para a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente (mais 23 ME do que no Plano de 2015) - 168,7 ME para os setores da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e 20,2 ME para o Ambiente e Ordenamento.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados