Açoriano Oriental
Governo dos Açores estabelece medidas para ampliação de pista de aeroporto do Pico

O Conselho do Governo dos Açores aprovou estabelecer “medidas preventivas” na zona de ampliação da pista no aeródromo do Pico.

Governo dos Açores estabelece medidas para ampliação de pista de aeroporto do Pico

Autor: Lusa/AO Online

No comunicado do Conselho do Governo, divulgado no portal do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, após reunião na ilha do Corvo, não são especificadas as medidas a aplicar, mas em novembro o presidente do executivo, José Manuel Bolieiro, já tinha explicado que os trabalhos de ampliação da pista do aeroporto iam avançar com expropriações e definição da servidão aeronáutica, para evitar futuras onerações do projeto.

De acordo com o executivo, foi aprovado “o estabelecimento das medidas preventivas aplicáveis na zona de ampliação da pista e a zona para proteção das superfícies de limitação de obstáculos do aeródromo do Pico”.

“Com a ampliação da pista pretende-se melhorar as condições operacionais, nomeadamente em contexto de condições meteorológicas adversas e diminuir os cancelamentos”, descreve o Governo.

Ao mesmo tempo, pretende-se “aumentar a capacidade comercial, com incremento da capacidade de carga e passageiros e do alcance das aeronaves com o peso máximo à descolagem”, é acrescentado.

Em novembro, em declarações aos jornalistas no âmbito da visita estatutária à ilha do Pico, o chefe do executivo regional explicou que estavam previstas nas propostas de Plano e Orçamento regionais para 2022 “as medidas necessárias” para a ampliação da pista, nomeadamente expropriações.

“Estamos a trabalhar na perspetiva de desonerar eventuais custos”, frisou.

Na ocasião, o presidente da Câmara da Madalena considerou “importante a clarificação, porque existe interesse em construção naquele local e é preciso ter definidas as zonas de proteção”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.