Açoriano Oriental
Covid-19
Governo dos Açores diz que "cada dia é um dia diferente" na análise ao surto

O Governo dos Açores reconheceu esta terça-feira que "cada dia é um dia diferente" na análise ao surto de Covid-19, sendo que na região houve até ao momento três casos suspeitos, todos com resultado negativo.

Governo dos Açores diz que "cada dia é um dia diferente" na análise ao surto

Autor: Lusa/AO Online

"Cada dia é um dia diferente. Estamos a acompanhar passo a passo todas as medidas", asseverou a secretária regional com a tutela da Saúde, Teresa Luciano.

A governante socialista foi ouvida em sede de comissão parlamentar a propósito da epidemia de Covid-19.

Questionada pelo PSD sobre a realização ou não de eventos de massas, nomeadamente o Azores Rally, que decorre no fim de março e leva à ilha de São Miguel pessoas de todo o mundo, Teresa Luciano diz que será feita, caso a caso, uma avaliação de risco em concordância com o delegado de Saúde.

"Com o evoluir das situações, teremos de ponderar o não haver essa avaliação de risco e não se realizarem" efetivamente alguns eventos, admitiu a titular da pasta da Saúde do executivo açoriano.

Teresa Luciano declarou ainda que "esta semana" começarão a ser feitos inquéritos à entrada de cidadãos "quer por via marítima, quer por via área", bem como em "toda a parte hoteleira".

"Temos tomado todas as medidas preventivas. Estamos ainda em fase de contenção. É este o momento que o grupo técnico decidiu que deve ser para aplicar esse inquérito", prosseguiu a governante.

E concretizou: "Estamos a tomar todas as medidas para que o surto chegue o mais tardiamente à nossa região".

Os partidos na Comissão de Assuntos Sociais, onde Teresa Luciano foi ouvida, questionaram a secretária sobre as medidas do executivo açoriano face ao surto de Covid-19 e, embora com pontuais críticas sobre a abordagem e a comunicação de medidas, declararam solidariedade e disponibilidade para o que for necessário em prol do bem-estar dos açorianos.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.000 mortos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados