Açoriano Oriental
Governo dos Açores avança em 2016 com construção de três centros de dia em três ilhas
O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje a construção, no início de 2016, de três centros de dia em S. Miguel, Terceira e Faial, um investimento superior a três milhões de euros que criará mais de 60 vagas.
Governo dos Açores avança em 2016 com construção de três centros de dia em três ilhas

Autor: Lusa/AO Online

 

“Posso anunciar, conforme o calendário que está estabelecido na Carta Regional de Obras Públicas, que vamos avançar com a construção de mais três centros de dia nas ilhas do Faial (Flamengos), S. Miguel (Bretanha) e Terceira (Doze Ribeiras)”, disse Vasco Cordeiro, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do centro de dia e ludoteca da Maia, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel.

O chefe do executivo regional adiantou que o investimento público global destas três obras, que arrancarão “já no início de 2016”, será superior a três milhões de euros. As mais de 60 vagas que serão criadas somam-se “às mais de 400 já existentes por toda a região”.

Também no próximo ano, adiantou Vasco Cordeiro, irá avançar a construção de dois centros intergeracionais na ilha de S. Miguel, mais concretamente em Ponta Garça e nos Arrifes, “por serem áreas de densidade populacional que justificam” e para “cumprir compromissos assumidos”.

Sublinhando que as políticas sociais têm sido prioritárias para o Governo Regional, Vasco Cordeiro anunciou que a proposta de Plano de Investimento para 2016 prevê um reforço de verbas de mais de 20% para a área da solidariedade social e de cerca de 70% para as áreas de apoio à infância e juventude.

“Estamos a falar de quase 57 milhões de euros para a área da Solidariedade Social, dos quais cerca de 7,5 milhões de euros dedicados em exclusivo para a área da infância e juventude”, afirmou o presidente do Governo Regional.

Na cerimónia, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande (PSD) e do presidente da Casa do Povo da Maia, entre outros, Vasco Cordeiro salientou que a construção do centro de dia e da ludoteca na freguesia não é o único empreendimento promovido ou apoiado pelo executivo regional neste concelho da costa norte da ilha de S. Miguel.

Segundo o governante, desde o final de 2012 a Ribeira Grande já recebeu investimentos públicos regionais que totalizam cerca de 60 milhões de euros, entre os quais se destacam a nova escola Gaspar Frutuoso em construção, o novo porto em Rabo de Peixe, o pavilhão de exposições de S. Miguel e o Centro de Artes Contemporâneas, entre outros de cariz social.

O futuro centro de dia na Maia, com capacidade para 45 utentes, e a ludoteca (100 utentes) representam um investimento de 1,5 milhões de euros e correspondem a uma segunda fase do projeto, que já contempla uma creche para 36 crianças, inaugurada em outubro de 2014.

O presidente do Governo Regional terminou a sua intervenção apelando para que esta obra decorra sem derrapagens no prazo e no custo.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados