Açoriano Oriental
Internet
Gerações mais velhas usam quase tanto a internet como os jovens
As gerações mais velhas usam quase tanto a internet como as crianças e jovens - os chamados nativos digitais -, segundo concluiu o Observatório da Comunicação (Obercom) que contraria uma ideia instalada na sociedade portuguesa.
Gerações mais velhas usam quase tanto a internet como os jovens

Autor: Lusa / AO online
Mais do que a idade, o tempo (experiência) e a extensão do uso de tecnologias de informação e comunicação são variáveis que ajudam a compreender a facilidade de uso e o modo de integração das tecnologias na vida quotidiana.

Este relatório produzido pelo Obercom a partir de dados do INE teve como objectivo perceber até que ponto os jovens portugueses são efectivamente nativos digitais e se existem diferenças assinaláveis entre as populações utilizadoras de Internet dos 10 aos 15 anos e dos 16 aos 74 anos.

Os que cresceram na era digital são, de acordo com o relatório, nativos digitais, pela capacidade acrescida, face ao resto da população, de utilizar tecnologias digitais como parte integrante da sua vida.

De acordo com esta perspectiva, as características de um nativo digital são o multitasking (a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo), o acesso a um leque alargado de tecnologias digitais, a confiança demonstrada nas competências individuais, o recurso prioritário à internet para obtenção de informação e a utilização de internet para fins educacionais e outros.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados