Açoriano Oriental
Gasolina desce 0,4 cêntimos por litro e gasóleo baixa um cêntimo nos Açores

O preço da gasolina nos Açores baixa 0,4 cêntimos por litro no sábado e o preço do gasóleo desce um cêntimo por litro, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial.


Gasolina desce 0,4 cêntimos por litro e gasóleo baixa um cêntimo nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

O executivo açoriano justifica o “ajustamento do preço máximo de venda ao público” dos combustíveis com “as recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.

Em abril, a gasolina sem chumbo de 95 octanas nos Açores passa a custar 1,504 euros por litro, quando em março custava 1,508.

Já o preço do gasóleo baixa um cêntimo, de 1,499 euros por litro para 1,489.

O preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, regista igualmente uma descida de um cêntimo por litro.

O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,07 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca é fixado em 0,88 euros por litro.

O fuelóleo com teor de enxofre inferior ou igual a 1%, quando destinado a outros consumos, fornecido a granel nas instalações das companhias distribuidoras em cada ilha, passa a custar 0,618 euros por quilograma, mais 0,1 cêntimos do que em março.

Já o fuelóleo para a produção de eletricidade, fornecido a granel nas instalações das companhias distribuidoras em cada ilha, aumenta na ilha de São Miguel de 623,59 para 624,21 euros/TM e na Terceira de 652,53 para 653,15 euros/TM.

No Pico baixa de 763,98 para 754,54 euros/TM e no Faial de 749,89 para 740,45  euros/TM.

O preço do gás butano vendido em garrafas, canalizado ou em granel não sofre alterações, variando entre 1,348 euros por quilograma (a granel) e 1,618 por quilograma (garrafa de 24 litros, construída em materiais leves, vendida ao público, no local de consumo).

Os preços máximos dos produtos petrolíferos e energéticos nos Açores são "alterados no dia 01 de cada mês e nos montantes equivalentes à variação do valor do Preço Europa (PE) mensal".

Em março, o executivo açoriano aumentou a taxa do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) em 10 cêntimos, justificando a decisão com “uma tendência de normalização dos preços dos combustíveis no mercado mundial, para valores similares aos anteriores à crise geopolítica provocada pela guerra na Ucrânia”.

São cobrados 46,5 cêntimos de ISP por litro no caso da gasolina e 24,2 cêntimos no caso do gasóleo.

O ISP nos Açores tinha baixado, em agosto de 2022, nove cêntimos na gasolina e 11,3 cêntimos no gasóleo.

O executivo açoriano tinha já reduzido o ISP em quatro cêntimos na gasolina e em dois cêntimos no gasóleo, em novembro de 2021, e em 11 cêntimos nos dois combustíveis, em abril de 2022.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados