Açoriano Oriental
Garantia para Juventude chega a 49,3% dos portugueses que não estudam nem trabalham
A Garantia para a Juventude chegou, em Portugal, a 49,3% dos jovens que não trabalhavam, não estudavam e não seguiam qualquer formação (NEET), num investimento de mais de 160 milhões de euros, divulgou hoje a Comissão Europeia.
Garantia para Juventude chega a 49,3% dos portugueses que não estudam nem trabalham

Autor: Lusa/AO Online

Segundo dados hoje publicados, a Iniciativa para o Emprego dos Jovens (IEJ), o principal programa de financiamento no âmbito da Garantia para a Juventude, ambas lançadas em 2013, mobilizou, em Portugal, um total mais de 320 milhões de euros, em cofinanciamento pelo Fundo Social Europeu, até 2015.

Segundo os dados de Bruxelas, entre 2013 e 2015, 43,3% dos jovens portugueses aceitaram uma proposta num prazo de quatro meses, no âmbito da Garantia Jovem, sendo que a IEJ chegou, no mesmo prazo, a 40.788 pessoas, das quais 13.215 completaram o programa proposto.

Em Portugal, o programa Garantia Jovem oferece oportunidades ao nível da participação em medidas de ensino, formação e emprego a jovens NEET até aos 29 anos.

A Garantia para a Juventude é um compromisso político assumido pelos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) de proporcionar a todos os jovens uma boa oferta de emprego, de formação contínua, de aprendizagem ou de estágio no prazo de quatro meses a seguir a terem ficado desempregados ou terem terminado o seu percurso de ensino formal.

A IEJ é o principal programa de financiamento da UE lançado simultaneamente para facilitar o desenrolar da Garantia para a Juventude e para dar um apoio específico a regiões onde a taxa de desemprego juvenil é superior a 25%

Todos os Estados-membros estão também a utilizar a respetiva quota-parte do Fundo Social Europeu (FSE) para apoiar o emprego dos jovens

A nível da UE, há hoje menos 1,4 milhões de jovens desempregados e menos 900,000 jovens NEET do que em 2013, segundo a Comissão Europeia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados