Açoriano Oriental
Furacão Sally toca terra e pode inundar estados da costa do sudeste dos EUA

O furacão Sally atingiu a costa do sudeste dos Estados Unidos, empurrando poderosas vagas do oceano e causando chuvas torrenciais que deverão inundar os estados do Alabama, Florida, Luisiana e Mississípi.

Furacão Sally toca terra e pode inundar estados da costa do sudeste dos EUA

Autor: Lusa/AO Online

Reforçado para a categoria dois, numa escala de cinco, o furacão Sally deslocou-se esta madrugada acompanhado de ventos de até 165 quilómetros por hora, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

O olho do furacão passou hoje por Pensacola, na Florida, e pelo Alabama, curvando árvores na sua passagem e deixando ruas inundadas até aos para-choques dos automóveis.

Quase 400.000 residências e empresas ficaram sem eletricidade, de acordo com as autoridades, que determinaram o recolher obrigatório na costa sudeste.

“O furacão veio provar o que já sabíamos há muito tempo das tempestades: são imprevisíveis”, disse o presidente da Câmara de Pensacola, Grover Robinson.

Stacy Stewart, especialista do Centro Nacional de Furacões dos EUA, disse que há uma forte probabilidade de o furacão provocar “chuvas catastróficas”, colocando vidas em risco, em várias partes da costa sudeste.

“O Sally tem uma característica pouco comum: avança de forma muito lenta, o que agrava os riscos de inundações”, explicou Ed Rappaport, diretor-adjunto do Centro de Furacões.

O impacto do Sally também está a começar a ser sentido no estado do Luisiana, onde os terrenos a menor altitude foram inundados por água.

“Estejam atentos. Tenham cuidado”, aconselhou o governador do Luisiana, John Bel Edwards, recordando que o seu estado ainda não se recuperou integralmente dos estragos provocados pelo furacão Laura, de categoria quatro, que, com rajadas até 240 quilómetros por hora, custou a vida a pelo menos 10 pessoas, há duas semanas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados