Açoriano Oriental
Fraco investimento no ensino é problema mundial, diz especialista
O fraco investimento no ensino da Matemática é “um grande problema a nível mundial”, afirmou Jaime Carvalho e Silva, que em Janeiro assume o cargo de secretário-geral da ICMI - Comissão Internacional para a Instrução da Matemática.
Fraco investimento no ensino é problema mundial, diz especialista

Autor: Lusa

“Há um grande problema a nível mundial, que é a Educação não ser verdadeiramente uma prioridade, porque não dá lucro a curto prazo”, disse o docente universitário, em declarações à Lusa, frisando que a situação atinge até os países mais ricos. Mesmo quando o investimento é assumido, afirma, a Matemática é das áreas menos favorecidas.

Jaime Carvalho da Silva é o primeiro português a ser eleito (Julho de 2008) secretário-geral da ICMI, que congrega 85 países. Sucede ao canadiano Bernard Hodgson, da Universidade Laval.

Independentemente das dificuldades que a natureza da Matemática implica, “há que saber se é ou não uma disciplina importante no mundo de hoje”, considerou, defendendo que “é importante investir desde a formação dos professores até à melhoria do ensino na primária (1º ciclo)”.

“Uma das coisas que andamos a tentar fazer junto da UNESCO é melhorar a formação dos professores de Matemática em todo o mundo, termos programas de intercâmbio de professores de Matemática que sejam produtivos”, disse.

Todos os anos, a ICMI faz um ponto da situação do ensino da Matemática a nível mundial, centrando-se em diferentes temas, como a formação dos professores, o uso das tecnologias ou a aplicação da Matemática nas escolas.

A relação entre aplicação matemática que a indústria precisa e o ensino da disciplina (no secundário e superior) é o tema do estudo lançado o ano passado, que estará em discussão em Abril próximo, em Lisboa.

O congresso, com especialistas de todo o mundo, servirá para “lançar as bases das conclusões” do estudo, que serão apresentadas em 2011, segundo referiu o docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que em 2005 venceu o prémio José Sebastião e Silva pelo livro "Matemática 7" e em 2000 fora distinguido com uma menção honrosa do mesmo prémio, pelo livro "Matemática 8".

Fundada há cem anos, a ICMI é a maior associação mundial que se foca na educação da Matemática, tendo como missão promover esforços no sentido de melhorar a qualidade da Matemática, ensino e aprendizagem.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados