Ausente desde meados de abril, devido a uma lesão no pulso, Alcaraz, número três mundial, avançou para a terceira ronda do ‘major’ nova-iorquino, com um triunfo por 4-6, 6-0, 6-3 e 6-2, sobre o português (72.º).
“Não vou mentir, queria que terminasse rápido. Mas depois dei-me conta de que jogar quatro sets era algo muito bom para mim, porque me iria permitir testar tudo fisicamente, comprovar como respondia o meu corpo, como me sentia e como vou estar amanhã [sexta-feira] depois de um encontro de quatro sets”, afirmou o vencedor das duas últimas edições do último Grand Slam da temporada.
Alcaraz admitiu estar “contente por ter podido jogar bom ténis durante quatro sets” e garantiu não ter “razão para bater na bola a medo” e que se sente “muito bem”, defrontando na próxima ronda o chinês Wu Yibing (113.º).
Jaime Faria, que se tornou o terceiro português a ultrapassar a primeira ronda de todos os ‘majors’, depois de João Sousa e Nuno Borges, já garantiu que vai subir à sua melhor classificação de sempre no ranking ATP, ocupando virtualmente o 68.º posto.
Também a campeã feminina, a bielorrussa Aryna Sabalenka, garantiu a presença na terceira ronda, depois de vencer facilmente a ‘qualifier’ russa Polina Iatcenko (160.ª), por 6-1 e 6-1, ultrapassando a segunda eliminatória pela 22.ª ‘major’ consecutivo.
“Estou feliz com a forma como joguei hoje. E feliz por ter ultrapassado este encontro”, assumiu Sabalenka, que procura ser a terceira mulher a vencer três vezes seguida o Open dos Estados Unidos e a primeira não norte-americana, depois de Chris Evert e Serena Williams.
Tenista com mais triunfos em Grand Slams sem nunca ter atingido uma final, a ucraniana Elina Svitolina (nona do mundo) ficou mais próxima de conseguir esse objetivo, depois de afasta a australiana Maya Joint (72.ª), por 6-2, 6-7 (6-8) e 6-4.
A checa Linda Noskova, sexta do mundo e campeã em Wimbledon, igualou a sua melhor prestação em Flushing Meadows, ao chegar à Terceira ronda, depois de vencer a tailandesa Lanlana Tararudee (76.ª), por 6-4 e 6-2.
A noite em Nova Iorque também foi positiva para os norte-americanos, com Frances Tiafoe (12.º) e Tommy Paul (2.1º) a afastarem o japonês Rei Sakamoto (157.º) e o croata Dino Prizmic (102.º), já depois das qualificações durante o dia de Ben Shelton.
