Vila Franca do Campo

Exercício Açor testa capacidade de resposta da Protecção Civil

Exercício Açor testa capacidade de resposta da Protecção Civil

 

Lusa/AO online   Regional   15 de Out de 2010, 18:15

O Exercício Açor, para testar a capacidade de resposta da Protecção Civil em cenário de tempestade, arrancou esta sexta-feira à meia-noite, em Vila Franca do Campo, S. Miguel, envolvendo bombeiros, escuteiros, radioamadores, voluntários da Cruz Vermelha, instituições e figurantes.
Tendo por cenário uma forte tempestade de chuva e vento com situações de deslizamentos de terras, enxurradas, desabamentos de casas, cortes de estradas e falhas no abastecimento de energia, "o primeiro exercício aconteceu às seis da manhã com uma simulação de derrame de combustível no porto local, ao que se seguiu uma enxurrada numa das principais ruas de Vila Franca do Campo e um naufrágio de uma embarcação", explicou Pedro Carvalho, presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Ao longo desta manhã estão a ser criados vários outros cenários com vista a garantir uma maior realidade possível e já foram também testadas evacuações de três escolas dos concelhos e accionado o Plano Municipal de Emergência.

"O exercício não se circunscreve à vila, mas estão a ocorrer cenários em todo o concelho", salientou Pedro Carvalho, acrescentando que o teste abrange também a ilha Terceira, onde decorrerá a simulação de envio de pessoas desalojadas e respectivo acolhimento e apoio psicológico, a par da recepção de listas de comunicação de emergências.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.