Açoriano Oriental
Presidenciais
Ex-Presidente Jorge Sampaio votou hoje em Lisboa

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio votou hoje na freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, nas eleições presidenciais que vão decidir o 20.º chefe de Estado.

Ex-Presidente Jorge Sampaio votou hoje em Lisboa

Autor: AO Online/ Lusa

Jorge Sampaio chegou à Escola Básica Marquesa de Alorna, em Lisboa, acompanhado pela mulher, Maria José Ritta, pouco antes das 11:00 e seguiu diretamente para a sua secção de voto.

O antigo chefe de Estado saiu cerca das 11:15, depois de já ter exercido o direito ao voto, sem prestar declarações aos jornalistas.

Jorge Sampaio foi o 18.º Presidente da República, cargo que exerceu durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Em 1996 foi a escolha de três milhões de eleitores e em 2001 foi reeleito com 2,4 milhões de votos.

Para a mesa de votos da freguesia das Avenidas Novas, a fila prolongava-se por cerca de 300 metros, sobretudo devido ao distanciamento que os eleitores mantinham entre si, e fluía rapidamente.

Portugal elege hoje o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Para o sufrágio estão inscritos 10.865.010 eleitores, mais 1.208.536 do que nas eleições presidenciais de 2016.

Os sete candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP), Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).

As assembleias de voto para as eleições presidenciais abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00. Nos Açores abriram e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados