Estaleiros de Viana do Castelo saldaram dívida aos Açores por causa do "Atlântida"

Os Açores receberam na terça-feira os 7,85 milhões de euros que os Estaleiros Navais de Viana do Castelo ainda deviam à região na sequência do processo do navio "Atlântida", disse à Lusa fonte da empresa pública regional Atlânticoline


Segundo a mesma fonte, aquele valor, que a empresa recebeu na terça-feira, inclui os juros "até à data do pagamento", estando assim totalmente saldada a dívida dos estaleiros à Atlânticoline.

Os Açores encomendaram aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) a construção de dois barcos para transporte de passageiros. Mas após a construção do primeiro ("Atlântida"), a região recusou o navio, em 2009, argumentando que não cumpria o caderno de encargos a nível da velocidade.

O segundo barco ("Anticiclone") não chegou a ser construído.

As duas partes chegaram a um acordo de rescisão em que os estaleiros se comprometeram a indemnizar a região em cerca de 40 milhões de euros.

A dívida foi agora totalmente saldada, com o pagamento à Atlanticoline de 7,85 milhões de euros.

Os ENVC anunciaram em julho a venda do "Atlântida" à Douro Azul, por 8,75 milhões de euros, segundo a fonte da Atlânticoline.

Concluído desde maio de 2009, o "Atlântida" foi avaliado em 29 milhões de euros no relatório e contas dos ENVC de 2012, quando deveria ter rendido quase 50 milhões de euros.

PUB

Valorização da carne de borrego de Santa Maria passa pela conquista de novos mercados. Secretário Regional da Agricultura e Alimentação aponta a ilha de São Miguel como o primeiro mercado a ter de ser conquistado pela Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores (ARCOA), instituição sediada em Santa Maria