Gripe

Epidemia de baixa intensidade em Portugal na semana passada

A gripe em Portugal manteve uma baixa intensidade na semana passada, estando a ser uma época gripal de intensidade moderada, mantendo uma tendência estável.



Esta conclusão consta do “Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe", divulgado semanalmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

De acordo com o boletim da gripe, na semana de 27 de janeiro a 02 de fevereiro a taxa de incidência do síndroma gripal foi de 15,04 por cada 100 mil habitantes, mantendo-se acima da atividade base, com uma tendência estável em todas as regiões de saúde.

Na semana em análise (quinta semana do ano), a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe detetou o vírus da gripe tipo B em 49 casos e do tipo A em 199.

O valor médio da temperatura mínima do ar foi de 10,37, ou seja, 05,83ºC inferior aos valores normais para o mês de janeiro.

Segundo o INSA, a mortalidade observada deu-se de acordo com o esperado.

A atividade gripal manteve-se de baixa intensidade, mas com uma tendência crescente na União Europeia.


PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias