Açoriano Oriental
Enoturismo como motor económico estará em debate no Porto
Cerca de 20 especialistas em turismo, vinhos e gastronomia vão reunir-se no Palácio da Bolsa, no Porto, a 9 e 10 de novembro, durante o Oporto Wine Tourism Forum, para discutir o enoturismo como motor económico local e regional
Enoturismo como motor económico estará em debate no Porto

Autor: Lusa/AO online

O Oporto Wine Tourism Forum, promovido pela Associação Comercial do Porto (ACP) e produzido pela Essência do Vinho, pretende, assim, refletir, por exemplo, sobre o presente e o futuro daquela atividade e o modo como o vinho e a gastronomia poderão impulsionar o crescimento e afirmação de cidades e regiões.

A organização, que conta com o apoio da CCDR-N e do Douro - Estrutura de Missão, quer ainda promover "uma análise de casos de sucesso" espalhados pelo mundo fora, como é o de Napa Valley, nos Estados Unidos, onde o enoturismo atingiu uma posição destacada no plano económico.

O encontro engloba cinco painéis em que intervirão, nomeadamente, a secretária-geral da rede de capitais dos grandes vinhedos do mundo, a francesa Catherine Leparmentier (França), o presidente da região norte-americana Napa Valley, Clay Gregory e o presidente da Academia Internacional de Gastronomia, José Bento dos Santos.

O painel inaugural é sobre "O enoturismo como potenciador de destinos turísticos" e nele tomarão parte Leparmentier e Gregory, bem como Luísa Amorim, diretora-geral e executiva da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, um empreendimento duriense que apostou forte no enoturismo.

O encontro encerra com um painel dedicado ao tema "Turismo: uma oportunidade para o Porto e para a região do Douro", que terá como oradores os presidentes do Turismo de Portugal, Luís Patrão, e da Região de Turismo do Douro, António Martinho, e ainda o vereador do Turismo da Câmara do Porto, Vladimiro Feliz.

A organização ambiciona, assim, converter o Oporto Wine Tourism Forum num "encontro de referência a nível nacional e internacional" onde profissionais, agentes e estudantes destas áreas podem "debater, refletir e traçar as novas tendências do setor e estratégias de mercado, são os principais objetivos da iniciativa".

Entre os especialistas cuja presença já está confirmada, destaque também para dois brasileiros: a editora de gastronomia da "GQ Brasil" e colunista da "Folha de São Paulo", Alexandra Forbes, e o chefe de cozinha Tsuyoshi Murakami.

O fórum terminará com um almoço de homenagem ao jornalista e crítico gastronómico David Lopes Ramos, que faleceu a 29 de abril deste ano, em Lisboa.

O almoço será no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa e contará com intervenções do já referido Tsuyoshi Murakami e também dos chefes portugueses Luís Américo, do restaurante Mesa, no Porto, e Fernando Santos, responsável pelo "catering" da Solinca.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados