Açoriano Oriental
Covid-19
Enfermeiros nos Açores acompanham situação com "preocupação"

A Ordem dos Enfermeiros nos Açores disse estar a acompanhar com "preocupação a situação" nos "serviços de saúde da região", alegando que "chegam diariamente" vários "relatos e denúncias" quanto à "falta de equipamentos de proteção individual".

Enfermeiros nos Açores acompanham situação com "preocupação"

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

"A secção regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros acompanha com preocupação a situação atual nos serviços de saúde da região, em especial tendo conta os vários relatos e denuncias que chegam diariamente relativo à falta de Equipamentos de Proteção Individual em algumas instituições, em alguns serviços", lê-se num comunicado enviado às redações.

No documento, a Ordem alerta que se "observa um número crescente de profissionais afetados, fazendo perigar a resposta que se quer adequada, atempada e articulada, em especial na fase que nos encontramos".

“Tendo por premissa que as intervenções de enfermagem são realizadas com a preocupação da defesa da liberdade e da dignidade da pessoa humana e do enfermeiro, julgamos urgente garantir o quanto antes um reforço dos equipamentos de proteção para todos os profissionais de saúde, em todas as valências”, sublinha o presidente da Ordem dos Enfermeiros na região, Pedro Soares.

A Ordem diz compreender "a dificuldade em adquirir o material em quantidade devido a constrangimentos do mercado", mas frisa que "não pode deixar de alertar" para "a urgência" de chegada deste material e que "seja distribuído o mais rapidamente possível".

"Note-se que a falta destes equipamentos cria questões de segurança não só para os enfermeiros mas também para os utentes. Os enfermeiros estão com as populações e todos são precisos, não podemos ter enfermeiros infetados em grande número na região", alerta ainda a entidade.

Na quarta-feira a Autoridade de Saúde dos Açores adiantou que entre os doentes da covid-19 nos Açores existiam três profissionais de saúde infetados.

Hoje, no comunicado diário, a Autoridade de Saúde Regional informou que, em São Miguel, foram diagnosticadas três mulheres de 23, 45 e 48 anos, "profissionais de saúde, que estiveram em contacto com um caso positivo".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados