Açoriano Oriental
Encontro Regional de Bibliotecários na Lagoa
O XI Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas realiza-se no próximo dia 17 de dezembro, a partir das 9h00, no cine teatro lagoense "Francisco D'Amaral Almeidal".
Encontro Regional de Bibliotecários na Lagoa

Autor: Ana Carvalho Melo

Este encontro resulta da organização da Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, da JH Ornelas e Grupo CTT.

Do programa previsto realce para os diversos painéis que irão abordar diversas temáticas relacionadas com as bibliotecas e arquivos, destacando-se às 10h00 a intervenção de Teresa Viveiros da Câmara Municipal de Lagoa que irá falar sobre a “Biblioteca enquanto espaço de educação não formal”.

Às 10h30, Iva Matos da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada irá inferir sobre “A autonomia dos utilizadores: o destino ou a fatalidade das bibliotecas”.

“Bibliotecas escolares, que paisagem transformarão”, será o tema do terceiro painel, às 11h30, e que terá como oradora Margarida Quinteiro, da direção regional de educação e formação, seguindo-se posteriormente um debate com todos os presentes.

Para a tarde, às 14h00, está reservado à intervenção de Luís Martins, do Grupo EDA, que irá falar sobre o “Arquivo Histórico da Família Cordeiro e da Empresa de Eletricidade e Gás.

Às 14h30, Hélio Balinha, da Deloitte, irá abordar a “Gestão de Documentos de Arquivo: princípios e boas práticas numa perspetiva Internacional”, sendo que Fátima Sousa, da Presidência do Governo Regional dos Açores irá falar sobre “A Implementação dos Arquivos Centrais nos Departamentos do Governo Regional dos Açores”, seguindo-se um debate.

Após a sessão de encerramento deste XI Encontro Regional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, às 16h30, todos os presentes terão a oportunidade de visitar a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, bem como ao Núcleo Museológico Mercearia Central – Casa Tradicional, em Água de Pau, terminando este dia com um jantar de encerramento na Pousada de Juventude de Lagoa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados