Empréstimos na Europa cresceram em julho

Empréstimos na Europa cresceram   em julho

 

Cristina Pires   Economia   26 de Ago de 2010, 10:17

Os empréstimos às famílias e empresas europeias cresceram em julho ao ritmo mais rápido em 13 meses, num sinal de retoma do crescimento económico, divulgou hoje o Banco Central Europeu.

Os empréstimos ao sector privado subiram 0,9 por cento em julho face ao mesmo mês de 2009, depois de um crescimento de 0,5 por cento em junho, no maior aumento desde junho de 2009.

"É encorajador que a taxa de crescimento anual dos empréstimos bancários ao setor privado se esteja a mover na direção certa", disse Martin van Vliet, economista do ING Group, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.

"Mas a procura global de crédito bancário continua a ser pequena. Isto lembra a fragilidade da procura interna na zona euro e recorda para não ficarmos demasiado confiantes na retoma europeia”, acrescentou.

Em julho, a confiança europeia no panorama económico subiu para o nível mais elevado em mais de dois anos e, na Alemanha, o sentimento empresarial aumentou em agosto para o nível mais alto em três anos, sugerindo que o abrandamento económico deverá ser menor do que o esperado pelos analistas.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.