Marvel lança em 2014 super-heroína muçulmana


 

Lusa/AO online   Cultura e Social   6 de Nov de 2013, 10:12

A editora norte-americana Marvel Comics apresentará em fevereiro uma nova personagem de banda desenhada: a super-heróina Kamala Khan, uma pacata adolescente de Jersey, capaz de mudar de forma e que é muçulmana.

De acordo com o jornal New York Times, a Marvel iniciará no próximo ano uma série de banda desenhada protagonizada por uma super-heróina muçulmana, numa tentativa de diversificar os conteúdos e as personagens que tem publicado desde finais dos anos 1930.

O diário conta que a ideia de criar Kamala Khan surgiu de uma conversa entre dois editores da Marvel, Steve Wacker e Sana Amanat, norte-americana de origem muçulmana.

A história ficou entregue G. Willow Wilson, autora de BD que se converteu ao Islão e que se mostrou ansiosa em avançar com o projeto: "Sempre que se faz uma coisa destas, há um bocadinho de risco. Está-se a tentar levar algo aos leitores que estão habituados a ver outras coisas nas páginas de uma banda desenhada".

A personagem Kamala Khan, que adotará o nome Ms. Marvel depois de descobrir alguns dos seus superpoderes, "é forte, bonita e não tem aquele peso da herança de ser de origem paquistanesa ou ser 'diferente'", afirmou G. Willow Wilson.

Segundo a editora Sana Amanat, a super-heroína irá debater-se com problemas mais próximos do seu ambiente familiar, um irmão extremamente conservador, uma mãe paranóica e super-protetora, um pai que só deseja que a filha estude para ser médica.

Quando a primeira história for publicada, os editores da Marvel aguardam algumas reações negativas, não só de leitores anti-Islão, mas também de leitores muçulmanos que "talvez desejem ver a heroína sob uma determinada perspetiva".

Para a autora, as histórias de Kamala Khan serão sobre o mundo das adolescentes norte-americanas, em busca de uma identidade. "Só que desta vez será na perspetiva de uma americana muçulmana".

A Marvel já antes tinha criado personagens que representam várias etnias e as mulheres, nomeadamente na série "Mighty Avengers".

Em 2014, além de Kamala Khan, a Marvel irá ainda ter histórias de banda desenhada com She-Hulk e Elektra.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.