Açoriano Oriental
ERASMUS+
EBS da Povoação recebe mobilidade realizada no âmbito do projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+
A EBS da Povoação foi a escola anfitriã da quarta mobilidade (C5) do projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+. Entre 24 e 28 de Abril 13 alunos e oito professores das escolas parceiras (de França, Itália, Noruega e Polónia) juntaram-se à equipa portuguesa do projecto e participaram nas Learning Teaching and Training Activities organizadas pela escola anfitriã.
EBS da Povoação recebe mobilidade realizada no âmbito do projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+

Autor: Carla Moreira

As actividades começaram com uma sessão de boas-vindas, no Auditório Municipal, onde os alunos das turmas do 5.º e do 6.º anos, ensaiados pela professora Cília Barros, cantaram o “Hino da Alegria” e o “Hino da Povoação”.

Seguiu-se uma actividade de quebra-gelo e um pedipaper pela Povoação, para que os visitantes ficassem a conhecer um pouco da história, da cultura e das tradições locais. De tarde, os alunos participaram num workshop sobre teatro de sombras, onde aprenderam a transformar materiais simples em sombras e a usar diversos métodos de iluminação e de projecção, ficando com conhecimentos básicos sobre as principais técnicas para criar sombras. Em pequenos grupos, encenaram alguns episódios e apresentaram-nos uns aos outros.

No final do dia, foram convidados a participar nas actividades do Dia da Comunidade, iniciativa da Biblioteca Escolar. Neste contexto, puderam contactar com a cultura local (música, dança e gastronomia), convivendo com artistas locais.

O segundo dia da mobilidade, sendo feriado nacional, foi dedicado a um passeio de autocarro pela ilha. Apesar do  tempo nublado, foi possível apreciar a paisagem em diferentes locais da ilha e partilhar um piquenique nas margens da Lagoa das Sete Cidades.

No dia 26 de Abril, o grupo participou num workshop sobre edição de vídeo, dinamizado por dois colaboradores da RTP Açores, em Ponta Delgada. Neste workshop, os participantes concluíram o vídeo Beauty is a Beast, reunindo as contribuições dos diferentes parceiros, depois de algum trabalho de equipa por parte dos alunos. Depois do almoço, os participantes eram esperados no Teatro Micaelense, para visita às instalações e para apresentação dos trabalhos de grupo realizados no workshop de teatro de sombras. Porém, uma chuvada forte e repentina conduziu a uma mudança de planos e o regresso à Povoação ocorreu mais cedo do que o previsto. Ao final do dia, os alunos, os professores e as famílias anfitriãs reuniram-se no Miradouro do Pôr-do-Sol, para apreciar um churrasco organizado pelos pais dos alunos da equipa portuguesa.

O dia seguinte, quinta-feira, foi totalmente dedicado às Furnas, começando com um passeio à volta da Lagoa das Furnas e com uma visita à Mata-Jardim José do Canto, incluindo a Capela de Nossa Senhora das Vitórias e a Cascata do Rosal. Durante a tarde, os participantes puderam apreciar a beleza do Parque Terra Nostra e banhar-se na sua piscina. Em seguida, tiveram algum tempo livre para passear pelas Furnas e visitar a zona das Caldeiras, para observar in loco as manifestações da actividade vulcânica. À hora de jantar, os participantes reuniram-se novamente com as famílias dos alunos portugueses e experimentaram o Cozido das Furnas.

No último dia da mobilidade, e após a apresentação da versão final do vídeo Beauty is a Beast, os participantes realizaram o trilho do Salto do Prego/Sanguinho, encerrando o programa em contacto com a natureza e num ambiente de alegria.

A próxima e última paragem é Oristano, na ilha da Sardenha, Itália, já no fim de Maio.

Esta mensagem foi intencionalmente escrita de acordo com a ortografia da língua portuguesa anterior à implementação do AO 90.

Veja mais imagens aqui: https://rededepalavras.blogspot.com/2023/05/ebs-da-povoacao-recebe-mobilidade.html

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados