Açoriano Oriental
Açores/Eleições
Duarte Freitas defende mais apoios para pequenos investimentos turísticos
O líder do PSD/Açores e candidato às eleições regionais pelo círculo de São Miguel defendeu, no Faial, um reforço dos apoios financeiros para pequenos investimentos turísticos, destacando que enriquecem as pequenas comunidades e qualificam a oferta turística.

Autor: Lusa/AO Online

 

“Temos de pensar na possibilidade de reforçar as verbas para estes pequenos investimentos, em pequenas terras”, afirmou Duarte Freitas aos jornalistas, depois de ter visitado a casa do faialense José Pedro da Silva, um “colecionador compulsivo” há 50 anos.

Para o candidato social-democrata, além dos grandes investimentos em infraestruturas no setor do Turismo no arquipélago é valorizando os elementos históricos de cada lugar, que permite aos turistas que visitam as ilhas ficarem “mais satisfeitos”.

O colecionador de 84 anos, antigo agente de navegação marítima e residente na freguesia da Feteira, concelho da Horta, já se candidatou a um projeto de investimento para construir na sua propriedade um pavilhão, que permita expor condignamente todas as peças que foi recolhendo ao longo dos anos.

“Não tenho as peças inventariadas, porque compro e também recebo algumas de pessoas”, referiu José da Silva Pereira, destacando que a sua coleção multifacetada possui o primeiro rádio elétrico que chegou à ilha, o primeiro fax e um oratório em madeira com mais de 200 anos.

Máquinas de escrever, diversos artefactos agrícolas, grafonolas, cinzeiros e balsas em barro são algumas das muitas peças expostas nos vários compartimentos da casa, sendo que o colecionador disse ter muitas outras, como uma charrete, guardadas em armazéns “por falta de espaço”.

“Esta casa está aberta a todos os que queiram visitar, mas preciso de um pavilhão com outras condições e de criar alojamento local na propriedade”, disse José da Silva Pereira, acrescentando que costuma receber turistas e residentes, sem cobrar bilhete.

Entre os objetos expostos, o líder do PSD/Açores pegou numa ardósia, pequeno quadro que antigamente servia de caderno aos alunos na escola, para explicar que se tratava de um ‘tablet’ do passado, ao que o neto do colecionador prontamente questionou intrigado: “Tablet?”.

“São pessoas como o senhor José e muitos outros nos Açores que vão recuperando as memórias, os artefactos e isso serve desde logo para as nossas gerações conhecerem a nossa história e as dificuldades dos nossos antepassados, mas também serve cada vez mais para quem nos visita conhecer a nossa realidade”, considerou.

Para Duarte Freitas, são atrações “simples, mas de grande qualidade, valor e significado” que podem enriquecer as pequenas localidades nas ilhas e qualificar uma oferta turística singular.

O dia da comitiva social-democrata na ilha do Faial termina com um comício no Angústias Atlético Clube, na cidade da Horta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados