Açoriano Oriental
Doris Lessing não vai a Estocolmo receber o Nobel da Literatura
A escritora britânia Doris Lessing não irá a Estocolmo receber o Prémio Nobel da Literatura, no dia 10 de Dezembro, devido a problemas de saúde, anunciou esta quarta-feira a Fundação Nobel
Doris Lessing não vai a Estocolmo receber o Nobel da Literatura

Autor: Lusa / AO online
De acordo com a Fundação Nobel, Doris Lessing foi desaconselhada pelos médicos a viajar até à capital sueca devido a problemas na coluna.

Doris Lessing, de 88 anos e a autora com mais idade a ser distinguida com o Nobel da Literatura, também não estará no dia 07 em Estocolmo para a habitual cerimónia de leitura do discurso na Academia Sueca.

A autora de "Caderno Dourado" lerá o seu discurso nesse dia por videoconferência a partir de Londres.

Desde 2003, esta é a terceira vez que um laureado não vai a Estocolmo receber o Nobel da Literatura, no valor de 1,1 milhões de euros, das mãos do rei Carlos Gustavo.

Em 2004, a escritor austríacia Elfriede Jelinek recusou ir à cerimónia alegando fobia a actos públicos e no ano seguinte uma grave doença impediu o dramaturgo britânico Harold Pinter de participar no evento.

O Comité Nobel decidiu distinguir Doris Lessing por ser uma "contadora épica da experiência feminina, que com cepticismo, ardor e uma força visionária perscruta uma civilização dividida".

Doris Lessing é autora de obras como "O quinto filho", "A erva canta", "Amar de novo", "A boa terrorista" e "O sonho mais doce", recentemente editado em Portugal.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados