Açoriano Oriental
Dia 10 de dezembro
Documentário sobre deportação exibido nos Açores
Um documentário sobre a deportação, que trouxe ao arquipélago dos Açores milhares de imigrantes expulsos dos Estados Unidos devido a penas criminais, vai esta segunda-feira ser exibido em Ponta Delgada.
Documentário sobre deportação exibido nos Açores

Autor: Lusa/AO online

O filme, da autoria de Nathalie Mansoux, será exibido no cine Solmar, pelas 21:30, tem a duração de 67 minutos e vai contar com a presença da realizadora, anunciou a organização a cargo do 9500 Cineclube.

Nos últimos anos têm chegado aos Açores milhares de homens e mulheres deportados essencialmente dos Estados Unidos da América, país de onde são expulsos devido a problemas com a justiça.

Segundo a nota de imprensa do 9500 Cineclube, estes deportados partiram ainda crianças com os pais à procura de uma vida melhor, cresceram nos EUA e agora são “obrigados a regressar a uma terra, da qual já não sabem falar a língua, nem têm ligações, deixando-se desanimar em centros de acolhimento”.

“Entre recordações longínquas, esperanças abandonadas e a distância das pessoas queridas, a ilha paradisíaca vai-se transformando, lentamente, numa prisão a céu aberto”, saliente a mesma nota.

Nos últimos 25 anos os EUA e o Canadá deportaram para os Açores 1.175 emigrantes portugueses, indica um estudo do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores recentemente apresentado.

O documento, que descreve os efeitos e causas sociais da emigração nesta região autónoma, baseia-se em dados fornecidos pelos dois países, principais destinos da emigração dos Açores, e identifica que os EUA são o "principal emissor de cidadãos deportados" para o arquipélago.

Entre EUA e Canadá, os maiores fluxos em deportações para os Açores aconteceram em 1999, 2006 e 2008, sobretudo devido às políticas de imigração "mais restritivas".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados