Açoriano Oriental
Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto chega a Portugal
A Porto Editora vai lançar, na quarta-feira, o Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto, de Manuel Pintão e Carlos Cabral, apresentado no Brasil em 2011 sobre esta bebida que "une as pessoas", disse um dos autores.

Autor: Lusa/AO online

A iniciativa de redigir um dicionário sobre o tema do vinho do Porto uniu o português Manuel Pintão, que trabalhou 51 anos na produtora Poças Vinhos, e o enófilo brasileiro Carlos Cabral, fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho, que gostariam agora de conseguir lançar uma edição em inglês.

“Foi lançado em 2011 no Brasil. O Carlos Cabral conhece muita gente e conseguiu apoios financeiros muito importantes. Então, foi lançado no Brasil, e de 2011 até agora, até ao início deste ano, andei a bater a muitas portas e não conseguia, até que a Porto Editora tomou o assunto em mãos e chegámos à edição em Portugal”, explicou à Lusa Manuel Pintão, que aceitou o desafio de Carlos Cabral depois de se aposentar em 2003.

A edição portuguesa já é uma versão aumentada por comparação à lançada no Brasil, sobre um tema em que “há sempre coisas que vão aparecendo”, segundo Manuel Pintão, que não descarta que o volume venha a ser atualizado.

“Uma nova edição não é fácil, mas a gente continua a sonhar e o nosso sonho agora é que o dicionário seja feito em língua inglesa. Este trabalho representa uma boa promoção do vinho do Porto”, acrescentou o coautor do dicionário, que salientou a importância de mercados como os EUA, Inglaterra e os escandinavos.

Acima de tudo, o vinho do Porto é para Manuel Pintão, uma bebida que “une as pessoas e isso é muito importante nos tempos que correm”.

Da parte da Porto Editora, Paulo Gonçalves afirmou à Lusa que se envolveram no projeto “porque não fazia sentido um dicionário destes não estar disponível em Portugal, dada a qualidade do trabalho feito pelos autores”.

O livro vai ser lançado na quarta-feira, às 18:00, no Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados