Açoriano Oriental
Dia Mundial da Arquitetura celebrado com exposições, debates e um seminário
A Ordem dos Arquitetos (OA) assinala esta segunda-feira e na terça-feira o Dia Mundial da Arquitetura com uma programação dedicada à relação entre este setor e a cultura, através de exposições, debates e um seminário internacional.

Autor: Lusa/AO Online

 

"Cultura - Arquitetura" é o tema escolhido para as celebrações por determinação da União Internacional dos Arquitetos, que celebra a data anualmente na primeira segunda-feira de outubro, este ano a 07 de outubro.

Hoje, o Dia Internacional da Arquitetura é assinalado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, com uma conferência do vencedor da 8ª edição do Prémio Távora de Arquitetura e o lançamento da 9ª edição.

Mas será na terça-feira, na sede nacional, em Lisboa, que a Ordem vai realizar uma sessão solene para distinguir arquitetos e entidades com o título de membros honorários, e inaugurará a exposição "Crónicas de Arquitetura", de Pedro Cabrito.

Fonte da OA indicou à agência Lusa que serão distinguidos os arquitetos Alcino Soutinho, Gonçalo Byrne, Michel Toussaint Alves Pereira, Paulo Varela Gomes.

Também serão distinguidos com o título de sócio honorário o fotógrafo Luis Ferreira Alves e o Forte de Sacavém/Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA), em Lisboa.

A OA criou um programa de diversas iniciativas ao longo do mês de outubro em parceria com as secções regionais e outras instituições associadas ao evento.

Na quinta-feira decorrerá uma sessão comemorativa dos 150 Anos de Associações Profissionais de Arquitetos e a inauguração da exposição das arquiteturas populares no norte de Portugal até à modernidade, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

No dia do encerramento do programa de celebrações, a 31 de outubro, a OA vai inaugurar uma exposição de jovens arquitetos espanhóis no Museu Soares dos Reis, no Porto.

 



   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados