Dia de Portugal comemorado um dia mais cedo nos Açores

O Dia de Portugal será comemorado, este ano, um dia mais cedo nos Açores, tendo em conta que o 10 de junho coincide com as comemorações do Dia da Região Autónoma.




"Atendendo a que este ano o Dia da Região Autónoma dos Açores coincide com a data de 10 de junho, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na região terão lugar no dia 09 de junho, domingo de Pentecostes", avançou o gabinete do Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, numa nota de imprensa.

O Dia da Região Autónoma dos Açores assinala-se todos os anos na segunda-feira do Espírito Santo, também conhecida como segunda-feira do bodo, logo a seguir ao domingo de Pentecostes, o que faz com que a data não tenha um dia fixo.

Este ano, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribui condecorações a três personalidades açorianas no âmbito do Dia de Portugal.

O economista micaelense Roberto Amaral, que recebe o grau de comendador da Ordem do Mérito, foi deputado regional e deputado à Assembleia da República, secretário regional com a pasta das Finanças, administrador da companhia aérea açoriana SATA Air Açores, administrador da Caixa Económica Açoriana, diretor do Banco Totta e Açores na região e presidente do conselho de administração da empresa Eletricidade dos Açores (EDA).

O grau de comendador da Ordem do Mérito Comercial é atribuído a Patrícia Bensaúde Fernandes, que preside ao conselho de administração do Grupo Bensaúde, um dos maiores grupos económicos nos Açores, com negócios no comércio, nos transportes marítimos e aéreos, na indústria e nos serviços, bem como no turismo, sendo proprietário do Terra Nostra, em São Miguel, entre outros hotéis.

É condecorado ainda com o grau de oficial da Ordem do Mérito Industrial João Alberto das Neves, jorgense, mestre de reparação naval, responsável pela construção e reconstrução de dezenas de embarcações de caça à baleia, de pesca e de tráfego local nos estaleiros de Santo Amaro, na ilha do Pico.

As comemorações do Dia de Portugal nos Açores, que contam com a colaboração da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, iniciam-se na Praça Velha, com a formatura da guarda de honra (Marinha, Exército e Força Aérea), pelas 10h20, seguindo-se o hastear das bandeiras.

Já no Solar da Madre de Deus, onde está instalado o gabinete do Representante da República, terá lugar uma cerimónia comemorativa, pelas 11horas, com a intervenção do Representante da República para a Região Autónoma dos Açores e a imposição de condecorações, terminando com um porto de honra.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024