Açoriano Oriental
Desmantelada organização de tráfico de droga em operação com participação da PJ

A Polícia Judiciária (PJ) integrou uma operação da Europol que desmantelou uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de droga, anunciou o órgão de polícia criminal, que, no âmbito desta ação, apreendeu mais de uma tonelada de cocaína.


Autor: Lusa/AO Online

Além de Portugal, estiveram também envolvidas forças policiais de Croácia, Itália, Montenegro, Países Baixos, Sérvia, Eslovénia e Espanha, tendo sido apreendidas mais de seis toneladas de cocaína, em termos globais, com apreensões nos Açores, em Aruba, na Costa do Marfim e em Espanha.

A investigação durou vários anos e começou com a apreensão pela PJ de dois veleiros nos Açores, em 2018 e 2019, que, no total, transportavam cerca de 1.440 quilos de cocaína. Nessas apreensões foram detidos sete cidadãos estrangeiros, com a PJ a esclarecer que as investigações nacionais sobre este caso estão concluídas.

Segundo a nota divulgada, a “Operação Florida” – como foi designada pela PJ – conseguiu acabar com a atividade desta organização criminosa, que era maioritariamente composta por cidadãos montenegrinos e recorria a embarcações de recreio para introduzir no espaço europeu grandes quantidades de droga proveniente da América do Sul.

“Esta operação, à semelhança de outras em que a Polícia Judiciária tem participado, demonstra claramente que só com recurso à cooperação internacional é possível combater eficazmente o fenómeno do tráfico de drogas, que constitui uma séria ameaça para a generalidade dos países”, pode ler-se no comunicado.

De acordo com a Europol, que intermediou a troca de informações entre os diferentes países envolvidos, no decurso da investigação foram acusados 29 suspeitos em diversos países. Foram ainda realizadas 37 buscas e detidas 12 pessoas, além da apreensão de relógios, cartões bancários, documentos, munições, armas, um veículo, uma lancha e dinheiro.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.