Alemanha

Desemprego vai diminuir acima das expectativas em 2010

O director do Instituto "Ifo" de Munique, Hnas-Werner Sinn, afirmou hoje que acredita que em 2010 haverá 'muito menos' desempregados na Alemanha do que se esperava.


"No mercado de trabalho alemão está a ocorrer um pequeno milagre. Enquanto que na maioria dos países há um ambiente catastrófico, o mercado na Alemanha está a ultrapassar bem a crise", disse Sinn numa entrevista hoje publicada no diário "Bild".

Em vez dos 4,5 a 5 milhões de desempregados que se previam na Primavera passada, Hnas-Werner Sinn crê que o número não superará os 3,6 milhões em 2010.

"Isto significaria que na pior crise económica mundial, vivida desde a II Grande Guerra Mundial, teremos 1,3 milhões de desempregados menos do que em 2005, o último ano em que se registou a maior quebra no desemprego", disse o economista.

Este 'milagre' deve-se fundamentalmente às fortes ajudas do Governo alemão às empresas, as quais evitaram os despedimentos, salientou.

PUB

Maior autarquia da Região investe cerca de meio milhão de euros em atividades que procuram dinamizar a baixa da cidade na quadra de Natal e Ano Novo. Banda Expensive Soul vai atuar no Ano Novo que vai decorrer na Praça Gonçalo Velho Cabral. CCIPD, AHRESP e AHP querem ser envolvidos na discussão do programa no próximo ano