Tráfico de estupefacientes

Desarticulada rede que operava entre Lisboa e São Miguel

A Polícia Judiciária desarticulou uma rede que abastecia há vários anos a ilha de São Miguel com substâncias estupefacientes, com destaque para o haxixe, provenientes de Lisboa.




De acordo com comunicado, a operação policial teve início com a intervenção da Secção Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR), que “sinalizou uma mercadoria recém-chegada ao Porto Comercial de Ponta Delgada, por indícios de conter produto estupefaciente. Ao se aperceber da intervenção, o suspeito, com 35 anos que se preparava para receber a mercadoria, encetou uma fuga do local, mas foi rapidamente intercetado pela GNR, que transmitiu a situação à Polícia Judiciária”.


Através das diligências subsequentes foi possível apreender mais de 11 quilos de haxixe dissimulados na referida mercadoria, circunstância que “permitiu indiciar o suspeito pela prática do crime de tráfico de estupefacientes e fundamentar a aplicação da medida de coação de obrigação de permanência na habitação”, pela Autoridade Judiciária competente.


A PJ refere, ainda, que foi possível estabelecer a “conexão com uma investigação em curso, o que sustentou a detenção, fora de flagrante delito, de dois homens, com 49 e 55 anos, que lideravam uma das mais relevantes redes de narcotraficantes dos Açores”.


As detenções dos suspeitos ocorreram em Lisboa e em Ponta Delgada,respetivamente e quando submetidos a primeiro interrogatório judicial, foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva.


A operação foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, com a colaboração da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, no âmbito de uma investigação dirigida pelo Ministério Público – DIAP dos Açores.


PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024