Açoriano Oriental
Deputados do PS/Açores na AR não querem papel "partidário" da região com Governo da República

Os deputados do PS/Açores na Assembleia da República consideraram “incorreto e injusto” que a região, com um governo de direita liderado pelo PSD, assuma um papel “partidário” de oposição ao Governo da República de António Costa.

Deputados do PS/Açores na AR não querem papel "partidário" da região com Governo da República

Autor: Lusa/AO Online

“O facto é que no último plenário da Assembleia Legislativa [Regional dos Açores], sobretudo os partidos que suportam o governo, o PSD, nomeadamente o seu líder, parece querer dar razão ao eurodeputado Carlos Zorrinho e que a região pode-se transformar numa ferramenta de oposição àquilo que é a ação do Governo da República”, declarou o deputado socialista João Castro.

Os parlamentares socialistas afirmam que “não podem aceitar que esta região assuma esse papel evidentemente partidário de oposição ao Governo da República porque é incorreto, injusto”.

Num documento - apresentado hoje pelos deputados socialistas eleitos pelo círculo eleitoral dos Açores para o parlamento nacional, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, para fazerem um balanço do relacionamento entre os governos regional e nacional - apontam-se várias medidas asseguradas para os Açores no âmbito do relacionamento com o governo central socialista e o anterior executivo açoriano, da mesma cor politica.

O presidente do Governo dos Açores declarou, na passada semana, no parlamento açoriano, na sequência de um debate sobre as declarações do eurodeputado socialista Carlos Zorrinho, que o seu executivo não vai ser a “extensão” para as desculpas do Governo da República nos seus “incumprimentos” com a região, salvaguardando querer ser um “parceiro de desenvolvimento”.

“Nós contribuímos para o desenvolvimento e prestígio internacional de Portugal e também queremos que o Governo da República assuma [...] o papel de colaborador no desenvolvimento dos Açores, desde logo cumprindo os seus compromissos”, disse José Manuel Bolieiro, no parlamento dos Açores.

O presidente do executivo açoriano (de coligação PSD/CDS_PP/PPM) referiu ainda já ter tido oportunidade de dizer ao primeiro-ministro, António Costa, que conta com o Governo Regional para colaborar “no desenvolvimento do pais inteiro", para ser um parceiro.

“Mas, que também fique ciente que não somos a extensão do Governo para as desculpas das culpas que já tenha ou venha a ter nos incumprimentos assumidos”, acrescentou.

Entretanto, hoje, João Castro considerou que o Governo da República “deu uma volta de 180 graus naquilo que era a visão da República para com as regiões autónomas e com os Açores”, exemplificando com o caso dos apoios disponibilizados para fazer face ao prejuízos causados pelo furação Lorenzo “fala por si”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados