Açoriano Oriental
Conjuntura
Défice da balança corrente da UE aumenta para 43,2 mil milhões de euros
O défice da balança corrente da União Europeia com o exterior fixou-se nos 43,2 mil milhões de euros no segundo trimestre, mais 10,1 mil milhões de euros que o registado em igual período de 2010, indicou o Eurostat.

Autor: Lusa/AO online
De acordo com os dados provisórios divulgados pelo gabinete de estatísticas das comunidades europeias, a balança comercial de bens terá registado um défice de 37,4 mil milhões de euros neste período (29,9 mil milhões de euros no segundo trimestre de 2010), enquanto a balança comercial de serviços registou um desempenho melhor que há um ano, apresentando um excedente de 22,9 mil milhões de euros.

O valor do défice representa 1,4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) comunitário.

No caso dos 17 países que partilham a moeda única, o défice fixou-se nos 28,5 mil milhões de euros no segundo trimestre (contra 18,6 mil milhões de euros registados no segundo trimestre de 2010), equivalente a 1,2 por cento do PIB da Zona Euro.

Os dados divulgados hoje pelo Eurostat são a primeira estimativa para a balança corrente, com dados preliminares fornecidos pelos países dois meses depois de acabar o trimestre, e incluem as trocas de bens, serviços, rendimentos e transferências correntes.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados