Açoriano Oriental
CUF com acordo para adquirir o Hospital Internacional dos Açores

O acordo com os atuais acionistas prevê a aquisição da totalidade do capital do hospital privado inaugurado em 2021 na Lagoa

CUF com acordo para adquirir o Hospital Internacional dos Açores

Autor: Paula Gouveia

A CUF e os acionistas da HIA - Hospital Internacional dos Açores, S.A., estabeleceram “um acordo de princípio” para aquisição da unidade hospitalar inaugurada em março de 2021 na Lagoa, ilha de São Miguel.

O anúncio foi feito, ontem, em comunicado pelo Hospital Internacional dos Açores, onde se afirma que “a concretização desta operação está ainda dependente das diligências prévias previstas no acordo, bem como, igualmente, da sua notificação prévia e não oposição por parte da Autoridade da Concorrência”.

De acordo com o mesmo comunicado, a CUF considera que o prolongamento aos Açores da sua rede de hospitais e clínicas é “um motivo de grande satisfação, permitindo colocar ao serviço deste arquipélago a sua experiência de mais de 77 anos na prestação de cuidados de saúde e, desta forma, contribuir para reforçar a oferta de cuidados diferenciados e de qualidade na região”.

No comunicado, é referido que a CUF “destaca a qualidade do trabalho desenvolvido pela atual equipa do HIA - liderada por Luís Miguel Farinha - com a qual espera continuar a contar no futuro”.

Já para os acionistas do HIA, “a entrada da CUF na totalidade do capital do HIA S.A. é igualmente um motivo de grande satisfação, estando convictos de que se trata de uma mais-valia para o projeto”.

Como é referido no comunicado, “esta nova fase reforça e alarga ainda mais a capacidade que o HIA tem demonstrado, em contribuir para o aumento da capacidade instalada e da diferenciação clínica na Região Autónoma dos Açores”.

Inaugurado em março de 2021, o HIA dispõe de uma oferta que vai desde o atendimento urgente, a bloco operatório, internamento, cuidados intensivos, exames especiais, entre outros.

Para os atuais acionistas, “alinhadas com a estratégia inicial do Hospital Internacional dos Açores - que conta já com uma existência de dois anos no mercado, uma capacidade instalada diferenciada e uma oferta global de excelência -, a experiência e dimensão da CUF no mercado nacional, garantirão, desde logo, uma linha de continuidade numa cultura assente na qualidade e na segurança, através da adoção das melhores práticas ao nível dos protocolos clínicos, do investimento no capital humano e na melhoria contínua do seu desempenho global”.

De acordo com uma informação recente do Governo Regional, a estrutura societária do HIA é composta pela DiagonalStream (63%) Lda. e Lisbon Angels SGPS (36%), e por um médico cardiologista. E o HIA beneficiou do Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial (COMPETIR +). O total do investimento, após reprogramação financeira, foi de 36.039.499, 48 euros, tendo um apoio previsto de 14.930.556,25 euros.

A rede CUF dispõe de nove hospitais, oito clínicas e um instituto e está presente em Lisboa, Porto, Almada, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Santarém, Coimbra, Viseu, São João da Madeira, Matosinhos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados