Açoriano Oriental
Crédito para estudantes universitários atinge 21 milhões este ano letivo
Os estudantes do ensino superior podem beneficiar neste ano letivo de empréstimos com garantia mútua no valor total de 21 milhões de euros, informou a SPGM - Sociedade de Investimento.
Crédito para estudantes universitários atinge 21 milhões este ano letivo

Autor: Lusa/AO Online

O crédito, cujo montante baixou 6% face ao ano letivo 2012/2013, destina-se a alunos de licenciatura, mestrado, doutoramento e do programa Erasmus que frequentem universidades e institutos politécnicos públicos e privados.

Os beneficiários têm de ser clientes dos sete bancos parceiros da SPGM e das sociedades de garantia mútua subscritoras da linha de crédito, criada há sete anos.

Segundo uma nota da SPGM, divulgada na terça-feira à noite, entre o ano letivo 2007/2008 e 2012/2013, havia 19.572 estudantes com empréstimos garantidos, no valor global de 224,8 milhões de euros.

Dos empréstimos contratados, foram usados cerca de 154 milhões de euros.

A SPGM adianta que, no fim de agosto, a sociedade gestora do sistema nacional de garantia mútua contabilizava 948 operações de crédito a estudantes executadas, no montante superior a oito milhões de euros.

A nota assinala que a taxa de incumprimento, em sete anos, ronda os 4%, precisando que, entre 01 de janeiro e 31 de agosto, 129 estudantes estavam nesta situação.

A linha de crédito reservada a estudantes do ensino superior resulta de uma parceria entre Ministério da Educação e Ciência, sistema nacional de garantia mútua, gerido pela SPGM, e sete bancos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados