Açoriano Oriental
Corporações de bombeiros que ajudaram a combater o fogo no HDES vão ser condecoradas

Imposição de condecorações de agradecimento a cinco associações terá lugar no próximo sábado, na Praceta do Açor Arena, em Vila Franca do Campo

Corporações de bombeiros que ajudaram a combater o fogo no HDES vão ser condecoradas

Autor: Paulo Faustino

A Praceta do Açor Arena, em Vila Franca do Campo, acolhe no próximo sábado, pelas 14h30, a Cerimónia da Liga dos Bombeiros Portugueses, organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo, com o apoio da Federação dos Bombeiros dos Açores.

Segundo informa nota de imprensa, esta cerimónia contemplará a imposição de condecorações de agradecimento às cinco associações de bombeiros voluntários de São Miguel pelo seu desempenho no combate ao incêndio que deflagrou no passado dia 4 de maio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.

A  cerimónia será presidida pelo Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, que tutela o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). Nela marcará ainda presença o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, o presidente do SRPCBA, Rui Andrade, e o presidente da Federação dos Bombeiros dos Açores, Braia Ferreira. Ao evento associar-se-ão, de igual modo, os presidentes das associações de bombeiros de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e comandantes dos respetivos corpos, além do presidente da Mesa de Congresso da Liga, Luís Barreiros, e o Secretário da Liga, Joaquim Mitra.

Recorde-se que o incêndio que deflagrou no HDES,  no passado dia 4 de maio, obrigou à transferência de todos os doentes que estavam internados nesta unidade de saúde. Na altura do incêndio estavam no HDES 333 doentes e foi necessário transferir 240. Os doentes mais críticos e graves foram transferidos para o hospital da CUF, na cidade de Lagoa, e os restantes para centros de saúde.

Neste momento , o hospital de Ponta Delgada está a retomar a sua atividade de forma faseada, sendo certo que o Governo Regional pretende que o hospital modular,  dentro da área do HDES (na zona do heliporto), comece a funcionar no mês de agosto, num investimento avaliado em cerca de 10 milhões de euros.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados