Autor: Pedro Nunes Lagarto
O evento está a ser organizado no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre Gerações.
A atividade tem como público alvo os idosos da ilha de São Miguel que frequentam estruturas residenciais, centros de dia, centros de convívio e/ou beneficiem de serviço de apoio ao domicílio.
Entre idosos e colaboradores, espera-se a participação de cerca de 250 pessoas.
No encontro os idosos poderão desenvolver atividades que estimulem o seu bem-estar, tanto a nível físico e psicossocial, como também a interação entre as diferentes gerações. Desta forma a atividade constitui uma mais valia para os idosos.
No Pinhal da Paz irá ser realizado o “jogo de tabuleiro” humano interativo. O jogo consiste numa caminhada adaptada, na qual os idosos terão de passar por diversos quiosques temáticos espalhados pelo percurso, informa a entidade organizadora.
Nos sete quiosques por onde os idosos irão passar, vão interagir com outros idosos e com as gerações mais jovens.
Nos quiosques irão ser promovidas atividades lúdico pedagógicas relacionadas com as áreas social e afetiva, a atividade física e cognitiva e também com a alimentação saudável.
Ainda segundo a direção da Casa do Povo de Capelas, este evento, que promove a interação entre as diferentes gerações, tornou-se possível graças à adesão dos participantes, do empenho dos técnicos, dos parceiros e das entidades patrocinadoras.