Açoriano Oriental
Contentor que saiu dos Açores já chegou a Timor-Leste

Contentor com toneladas de material, que foi recolhido na ilha de São Miguel, já chegou a várias centenas de jovens timorenses carenciados

Contentor que saiu dos Açores já chegou a Timor-Leste

Autor: Rafael Dutra

O material angariado nos Açores e colocado num contentor que partiu da ilha de São Miguel para Timor-Leste já chegou ao seu destino, revelou ao Açoriano Oriental, o Almirante António Silva Ribeiro, a pessoa que impulsionou esta iniciativa.

Sob o lema ‘Um gesto, uma mudança: apoie Timor-Leste!’, esta campanha de solidariedade, teve o objetivo de recolher  livros, material escolar, roupa e calçado destinados a jovens timorenses carenciados e institucionalizados em organizações neste país.

Esta ação solidária teve ainda o objetivo de apoiar o Colégio Infante de Sagres, que tem cerca de sete centenas de alunos.

Segundo nota de imprensa de uma das principais organizadoras desta iniciativa, a “campanha de solidariedade para Timor-Leste representa uma oportunidade única de ajudar jovens carenciados e de contribuir para a preservação da língua portuguesa e da identidade cultural deste país irmão”.

A doação de roupa, calçado, livros e material escolar e desportivo à Diocese de Maliana e ao Colégio Infante de Sagres “é mais do que um gesto de fraternidade, é uma mudança positiva no bem-estar, na educação e no futuro dos jovens timorenses”, adiantou.

Recorde-se que as doações foram entregues no quartel dos Bombeiros da Ribeira Grande, onde se carregou um contentor de 20 pés, que transportou o material até Timor-Leste.
Participaram neste ação solidária várias entidades, como o próprio Governo Regional dos Açores, a Fundação Pedro Pauleta, a Guarda Nacional Republicana (GNR), as Forças Armadas, entre outras.

Para a organização da iniciativa, ao apoiar este conjunto de pessoas com roupa e calçado, é oferecido muito mais do que simples bens materiais: “Proporcionamos conforto e proteção para os jovens carenciados de Maliana, permitindo que eles enfrentem os desafios diários com dignidade”.

“Além disso, ao darmos livros ao Colégio Infante de Sagres, que os partilhará com outras escolas da Diocese, enquanto ajudamos a preservar a língua portuguesa através do ensino, fortalecemos a identidade cultural de Timor-Leste e contribuímos para que os jovens de Maliana tenham acesso a oportunidades educacionais mais amplas”, lê-se na nota.
A oferta de material escolar e desportivo àquelas entidades, facilita a aprendizagem e promove um estilo de vida ativo e saudável, incentivando o desenvolvimento integral dos jovens timorenses, acrescentam.

Para uma das organizadoras, estes gestos solidários, para além de proporcionarem ajuda imediata, também “plantam as sementes de mudança para um futuro mais promissor e sustentável, e constroem caminhos para o crescimento e o progresso dos jovens timorenses”.

“Nesta campanha também lembramos e homenageamos o notável exemplo do Reverendo Padre Manuel Silveira Luís, natural da freguesia de Pedro Miguel, no Faial, que foi um notável diretor do Colégio Infante de Sagres e dedicou toda a sua vida ao povo timorense”, indica uma das responsáveis por esta iniciativa de cariz social.

Por fim, indica-se que os açorianos que pretendam apoiar esta causa com donativos financeiros podem fazê-lo por transferência bancária para o IBAN PT5000590014231 9610004568.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados