Açoriano Oriental
Consumo privado, investimento e clima económico recuperam em Portugal
O consumo privado e o investimento voltaram a recuperar em agosto e o indicador de clima económico acentuou em setembro a tendência de recuperação registada desde o início do ano, segundo o INE.
Consumo privado, investimento e clima económico recuperam em Portugal

Autor: Lusa/AO online

 

Segundo a síntese económica de conjuntura hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de atividade económica, disponível até agosto, aumentou, fixando-se no valor máximo desde junho de 2011.

Já a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP) revelou “diminuições homólogas menos intensas da atividade económica nos serviços e na construção e obras públicas”, enquanto na indústria se observou “uma evolução desfavorável em agosto”.

O indicador quantitativo do consumo privado registou um crescimento homólogo em agosto, refletindo o contributo positivo das duas componentes, consumo corrente e consumo duradouro, mais expressivo no primeiro caso, refere o INE.

O indicador de FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) diminuiu de forma menos expressiva em agosto, em resultado da evolução das componentes de construção e de material de transporte.

Relativamente ao comércio internacional de bens, em termos nominais, as exportações e importações desaceleraram, registando variações homólogas de 2,3% e 3,1% em agosto (4,0% e 3,2% no mês anterior), respetivamente.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados