Açoriano Oriental
Ucrânia
Conselho da UE adota apoio macrofinanceiro urgente de 5 mil ME

O Conselho da União Europeia (UE) adotou formalmente um apoio adicional de cinco mil milhões de euros em assistência macrofinanceira à Ucrânia, com caráter de urgência, para ajudar à recuperação e estabilização económica do país.

Conselho da UE adota apoio macrofinanceiro urgente de 5 mil ME

Autor: Lusa/AO Online

Em comunicado divulgado, o Conselho da UE – estrutura na qual estão representados os Estados-membros – dá então conta desta adoção formal, explicando que “esta assistência financeira complementa outros apoios da UE à Ucrânia nos domínios humanitário, de desenvolvimento, aduaneiro e de defesa”.

O aval final dado surge 11 dias depois de os ministros das finanças da UE terem manifestado apoio a estes cinco mil milhões de euros adicionais de assistência à Ucrânia, numa reunião informal em Praga.

Segundo o Conselho, o montante adicional de até cinco mil milhões de euros da assistência macrofinanceira excecional da UE ao abrigo desta decisão visa apoiar a estabilização macrofinanceira da Ucrânia, reforçar a capacidade de resistência imediata do país e sustentar a sua capacidade de recuperação, contribuindo assim para a sustentabilidade da dívida pública da Ucrânia e para a sua capacidade de, mais tarde, estar em condições de reembolsar as suas obrigações financeiras.

O apoio agora concedido assume a forma de empréstimos a longo prazo altamente concessionais, sendo a segunda fase da implementação da assistência macrofinanceira excecional da União à Ucrânia, no montante máximo de nove mil milhões de euros, anunciada pela Comissão Europeia em maio passado e aprovada no Conselho Europeu de junho.

Esta decisão dos Estados-membros permite ainda dotar o orçamento da UE dos meios necessários para absorver o risco de perdas sobre estes empréstimos adicionais, bem como sobre o empréstimo de mil milhões de euros, adotado em meados de julho e igualmente desembolsado em duas parcelas.

A nova operação de assistência macrofinanceira faz parte do esforço internacional de doadores bilaterais e instituições financeiras internacionais para apoiar a Ucrânia neste momento crítico.

A invasão russa da Ucrânia, em fevereiro passado, provocou perdas de acesso ao mercado e uma queda drástica nas receitas públicas ucranianas, enquanto as despesas públicas para fazer face à situação humanitária e para manter a continuidade dos serviços do Estado ucraniano aumentaram acentuadamente.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados