Autor: Lusa /AO Online
A sessão plenária contará com a participação presencial de 35 membros, incluindo os 19 conselheiros eleitos pelos círculos da Bermuda (1), Brasil (5), Canadá (5), Estados Unidos da América (5), Uruguai (1), Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira (1) e resto do mundo (1)", indica o Governo Regional, numa nota hoje divulgada na sua página na Internet.
A reunião decorrerá no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, pelas 16:00 locais (17:00 em Lisboa) e será presidida pelo chefe do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, e organizada pela Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional das Comunidades.
O Conselho da Diáspora Açoriana "foi instituído em 2019 e eleitoralmente constituído em 2021, visando assegurar a participação, colaboração e auscultação de representantes das comunidades açorianas dispersas pelo mundo", lê-se na nota.
Na quarta-feira os Conselheiros da Diáspora Açoriana, eleitos pelas comunidades do exterior da Região, serão recebidos pelo presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, pelas 12:00, informa ainda o executivo regional.
Segundo a informação disponibilizada, os conselheiros estarão ainda nas ilhas Terceira e Faial, nos dias 15 (terça-feira) e 17 (quinta-feira).
Durante a deslocação às ilhas Terceira e do Faial, os conselheiros têm agendados encontros com o Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, em Angra do Heroísmo, e com o presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, na cidade da Horta.
Os conselheiros da diáspora açoriana foram eleitos no Dia dos Açores, 24 de maio de 2021 e tomaram posse no Dia das Comunidades Portuguesas, 10 de junho de 2021, de forma virtual, em cerimónia presidida pelo Presidente do Governo Regional.
Nessa cerimónia tomaram posse para um mandato de quatro anos.
Integram ainda este Conselho o Vice-Presidente do Governo Regional, três representantes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, um representante do Conselho Mundial das Casas dos Açores e os diretores regionais com competências nas áreas da emigração e comunidades, da solidariedade social, da qualificação profissional e emprego, da cultura, do turismo e dos incentivos.
O Conselho inclui igualmente um representante da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, um representante das associações de emigrantes com presença e atividade na Região, um representante da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e um representante do Conselho das Comunidades Portuguesas.